O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse que a indústria nacional já dá sinais “claríssimos” de recuperação. “As medidas tomadas persistentemente pelo governo federal, sob a liderança da presidente Dilma Rousseff, começam a surtir efeito”, afirmou. O ministro disse que o País deve encerrar o último trimestre com uma taxa de crescimento mais elevada. “O Brasil vai crescer no ano que vem mais do que a média mundial, com inflação sob controle”, destacou.
IPI
Pimentel disse ainda que a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para veículos é uma decisão do Ministério da Fazenda, que ainda não definiu se vai ou não adiar o benefício para além do prazo de 31 de outubro. “A indústria reagiu bem. Tivemos um crescimento significativo, mas ainda não sei se a redução será mantida”, disse.
Pimentel informou ainda que a BMW deve anunciar em breve investimentos no País, com a construção de uma planta na Região Sul. “Será a primeira fábrica da BMW fora da Europa”, conta. O ministro afirma que o anúncio deve ser feito na semana que vem pelo presidente mundial da BMW, que provavelmente será recebido pela presidente Dilma .
Segundo o ministro, a BMW acaba de protocolar um pedido para aderir ao novo regime automotivo. “A habilitação deve ser rápida”, disse.
Ainda ontem, a agência de notícias Reuters publicou que a montadora alemã planeja investir em uma nova fábrica no Brasil. “Vamos submeter o plano de investimento ao governo brasileiro”, disse o vice-presidente-financeiro da empresa, Friedrich Eichiner.