Em 9 de abril comemora-se o Dia Nacional do Aço, data que tem como objetivo lembrar a importância do metal para o dia a dia das pessoas. O aço pode ser utilizado em diversas aplicações, como na construção civil, indústria, no setor automobilístico e de utensílios domésticos.
O aço é um componente importante para o funcionamento da economia por meio do encadeamento de diversas cadeias produtivas. Dados preliminares do Instituto Aço Brasil, apontam que em fevereiro deste ano, as siderúrgicas brasileiras produziram aproximadamente 5,69 mil toneladas do metal.
De acordo com a Deaço – empresa especializada na distribuição e transformação do aço, a maior parte do que é produzido pelas siderúrgicas é absorvida pelos setores da construção civil e indústria de bens de consumo duráveis- eletrodomésticos e automóveis.
“O aço pode ser transformado em diversos materiais, desde uma estrutura para a construção civil a uma lata de aço para conservar alimentos”, explica Renan Guarnieri, gerente de produção da Deaço.
Além de sua importância para diversos setores da economia, o aço destaca-se por ser um material 100% reciclável. Por suas características é reaproveitado para a transformação de outros produtos. O processo produtivo também vem se tornando cada vez mais sustentável, uma vez que muitas usinas siderúrgicas do país têm investido em ações de sustentabilidade por meio de apoio a projetos sociais e uso de tecnologias limpas.
Com 29 parques produtores, o Brasil exporta aço para mais de 100 países. Além dessas indústrias, o país possui outras empresas que são responsáveis pela distribuição e corte do material.