• -A
  • +A
  • Favoritos
  • Imprimir
  • E-mail

Brasil cai para 9º lugar no ranking de produção de aço

O Brasil foi superado pela Turquia na produção de aço no ano passado, segundo dados revelados nesta terça-feira pela World Steel Association (WSA), entidade que representa as siderúrgicas em 62 países no mundo.

Conforme o relatório de 2012 da WSA, a Turquia, que vem sobressaindo ano a ano no setor, alcançou produção de 35,9 milhões de toneladas de aço bruto, com crescimento de 5,2% em relação a 2011.

Já a siderurgia do Brasil apresentou queda de 1,5% no volume fabricado: retraiu-se para 34,7 milhões, ante 35,2 milhões de toneladas de um ano antes.

A China manteve sua posição de líder global no setor, com 716 milhões de toneladas ao obter crescimento de 3,1% sobre o volume de 2011. A produção do país ganhou participação no total do mundo, de 45,4% para 46,3% de um ano para o outro.

A produção asiática somou 1,012 bilhão de toneladas, mostrando expansão de 2,6% em relação a 2011. O peso da região no cenário mundial da siderurgia cresceu um ponto percentual, para 65,4% — quase dois terços do montante global.

A siderurgia japonesa, vice-líder mundial, registrou queda de 0,3% e alcançou 107 milhões de toneladas em 2012. Já a Coreia do Sul teve ligeira alta de 1,2%, somando 69,3 milhões de toneladas.

Ainda com números preliminares, a produção da Índia cresceu 4,3% e atingiu 76,7 milhões de toneladas, consolidando-se como quarto maior produtor mundial, atrás da indústria dos EUA.

No ano passado, a siderurgia americana cresceu 2,5% e atingiu 88,6 milhões de toneladas de aço bruto. O país vem se recuperando gradualmente após a crise de 2008.

Na União Europeia, afetada pela crise econômica e financeira de vários países integrantes, a WSA apontou retração de 4,7% na produção de aço do ano passado, atingindo 169,4 milhões de toneladas. A Alemanha, maior fabricante da zona do euro, viu sua indústria retrair 3,7% ante 2011. O país fabricou 42,7 milhões de toneladas no ano passado.

Fonte: Valor Econômico
 
Sobre a Decafer (www.decafer.com.br): há 26 anos no mercado, a Decafer é uma empresa de decapagem química com sede em São Paulo capital e planta industrial moldada para atender ao setor metalúrgico de todo o país. Guiada por altos padrões de qualidade e tecnologia, a Decafer desenvolveu métodos únicos no Brasil para a decapagem de tubulações e atuação especializada em decapagem de chapas e aço em geral.
  • Voltar