Os tubos de aço estão presentes desde o começo das cadeias produtivas, presentes na constituição estrutural de máquinas industriais e equipamentos agrícolas. O aço também é fundamental na construção de usinas hidrelétricas e termelétricas, compondo também os tubos através dos quais a energia é transportada. Eles são ainda usados em maquinário em geral, estruturas metálicas diversas e na construção civil.
O aço é uma matéria-prima básica que possui muitas vantagens e diferentes aplicabilidades. Há variações nos modelos dos tubos de aço, e os galvanizados são mais resistentes a mudanças climáticas, adequados para serem utilizados em ambientes externos, pois não sofrem danos causados pela corrosão. O processo de galvanização oferece uma espécie de blindagem, onde o aço é revestido por outros metais mais nobres, possuindo melhor condutividade, soldagem mais fácil, maior dureza superficial e também uma melhor aparência estética, o que torna a procura pelos tubos galvanizados maior em projetos arquitetônicos. Saiba mais sobre os tipos de tubos de aço disponíveis no mercado aqui:
Tubos Quadrados
Os tubos de aço quadrados são empregados nos mais diversos segmentos industriais. Podem ser fabricados com costura ou sem costura, e possuir apresentação preta ou galvanizada. Também conhecidos como metalon, esse modelo de tubo é muito usado em estruturas metálicas. Os tubos quadrados possuem diferentes aplicações na indústria de máquinas em geral, na indústria de fundações e em outras áreas que precisem de materiais alta resistência a esforços mecânicos, por terem em sua composição uma alta concentração de carbono.
Tubos Retangulares
Os tubos de formato retangular são muito utilizados na montagem e desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas, especialmente figurando como vigas e colunas de sustentação. Sua forma geométrica também possibilita que os tubos retangulares sejam usados em mezaninos, fundações e como suporte para pisos de metal, dentre muitas outras aplicações na construção civil, engenharia e arquitetura em estruturas de maior porte. Os tubos de aço retangulares também possuem alta aplicabilidade na produção de maquinário e equipamentos que exigem alta resistência e durabilidade.
Tubos Industriais Redondos
São tubos redondos fabricados com aço carbono e possuem costura longitudinal.
Eles são soldados por meio de um processo de resistência elétrica de alta frequência. Esse tipo de tudo é muito usado na construção civil e na arquitetura, no emprego de estruturas metálicas de brinquedos de playgrounds, equipamentos para academia, corrimões de escadas, equipamentos médicos, usinagens, entre outros.
Tubos Redondos de Condução
Podem ser fabricados com ou sem costura, com ou sem solda longitudinal, e ainda com perfis pretos ou galvanizados, em diferentes tamanhos de bitolas, larguras e espessuras de paredes. São tubos maleáveais e flexíveis, que podem ser submetidos a curvaturas diversas em serviços de usinagem, ideais para o transporte de água e outros fluídos em geral não corrosivos e abrasivos, como ar comprimido, gases e vapores ordinários. Os tubos de aço redondos de condução possuem uma alta aplicabilidade em residências e instalações comerciais, podendo ser utilizados em redes de incêndio prediais e na condução de ar condicionado.
Os tubos Schedule são um outro modelo de tubos redondos de condução, indicados para o transporte de fluidos, vapores e gases. São muito usados na indústria química e petrolífera, como também em indústrias navais, engenharia automotiva e em hospitais. Eles possuem uma maior resistência e são utilizados na condução de materiais sólidos granulados ou em partículas e também de materiais líquidos ou pastosos.