O consumo de energia no ambiente de contratação livre (ACL) cresceu 5,4% em junho deste ano na comparação com o mesmo período de 2012.
O volume total consumido foi de 15.985 MW médios, ante 15.170 MW/médios registrados em junho do ano passado.
Aproximadamente, 72% do montante foi demandado por consumidores livres e especiais de energia elétrica.
Os dados foram disponibilizados na última edição do InfoMercado, informativo publicado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O documento mostra que as classes de consumidores livres e especiais responderam por 5.980 dos cerca de 8.375 contratos de compra de energia contabilizados no ACL durante o mês de junho.
Os acordos de longo prazo, com mais de 4 anos de duração, representaram cerca de 55,2% do volume negociado por esses agentes.
Setores
De acordo com os dados divulgados pelo InfoMercado, a metalurgia apareceu como o setor que demandou a maior carga de energia elétrica entre os consumidores livres, atingindo cerca de 3.304 MW médios no mês de junho.
Em seguida está o setor químico, que consumiu 1.697 MW médios no mesmo período analisado. Em junho deste ano, a CCEE registrou um total de 16.772 contratos de compra e venda de energia elétrica, representando uma comercialização de 80.105 MW médios. Deste montante, 38.423 MW médios foram comercializados no ambiente livre.