• -A
  • +A
  • Favoritos
  • Imprimir
  • E-mail

Produção de aço no País deve fechar 2012 em queda

A indústria brasileira do aço deve fechar 2012 com queda de 1,1% na produção, segundo previsões do Instituto Aço Brasil. A entidade que reúne as siderúrgicas nacionais também prevê queda nas exportações (-10,9%) e leve aumento no consumo aparente (+1,1%) e nas vendas (+1,3%).

Na avaliação da entidade, o ano de 2012 foi “difícil”, no qual se destacaram o cenário econômico internacional deteriorado, com excedentes de produção no mundo de mais de 500 milhões de toneladas. “As usinas produtoras de aço no Brasil operaram durante o ano de 2012 com grau de utilização de sua capacidade muito baixo (72,5%), o que acabou por impactar seus resultados econômicos financeiros”, informa. “Esta ociosidade deve-se ao fraco desempenho do mercado interno e à competição não isonômica das importações”.

A produção brasileira de aço deve fechar o ano em 34,8 milhões de toneladas, enquanto as vendas internas devem ser de 21,7 milhões t. A previsão das exportações é de 9,7 milhões t. Já as importações devem ser de 3,8 milhões t, 0,9% superior a 2011. O consumo aparente de aço no Brasil está previsto, segundo o Instituto Aço Brasil em 25,3 milhões de t, com queda do consumo aparente de 130 kg/habitante em 2011 para 128 kg/habitante.

2013 – A expectativa para 2013, no entanto, é de melhoria. As vendas das usinas devem voltar pela primeira vez ao patamar de 2008, chegando a 23,4 milhões t. O consumo aparente está previsto em 26,4 milhões t, 4,3% a mais do que o previsto para este ano. Isso representa 65% de sobra em relação à capacidade de 48,4 milhões de t de aço bruto. Em 2012, a sobra foi de 72%. Acredita-se que as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo serão propulsoras do crescimento no ano que vem e se refletirão em melhores resultados para o setor que, embora moderno e atualizado tecnologicamente, depende dos ganhos de escala decorrentes da utilização de capacidade.

Fonte: InfoMet
Sobre a Decafer (www.decafer.com.br): há 26 anos no mercado, a Decafer é uma empresa de decapagem química com sede em São Paulo capital e planta industrial moldada para atender ao setor metalúrgico de todo o país. Guiada por altos padrões de qualidade e tecnologia, a Decafer desenvolveu métodos únicos no Brasil para a decapagem de tubulações e atuação especializada em decapagem de chapas e aço em geral.
  • Voltar