A mineradora Rio Tinto informou alta recorde em sua produção mensal de minério de ferro. No trimestre até setembro foram produzidas 68,3 milhões de toneladas da commodity na Austrália e no Canadá.
A companhia deve investir cerca de US$ 5 bilhões para expandir suas minas australianas, um claro sinal de confiança na demanda de recursos da China. Em setembro, as importações de minério de ferro da China atingiram recorde de 74,6 milhões de toneladas, alta de 15%
Até o meio do próximo ano, a expectativa de produção é de 290 milhões de toneladas de minério até o meio do próximo ano, um aumento de 25% ante os volumes registrados em 2012. O metal responde por cerca de 80% dos lucros da companhia, superando as receitas com outros itens, como o cobre.
No trimestre, a produção de cobre da Rio Tinto somou 162.300 toneladas, alta de 11% no período e 23% na base anual. A produção de alumina caiu 13% no ano, devido a contratempos técnicos em sua refinaria no norte da Austrália. Contudo, a produção de alumínio aumentou 9%, recuperando o fraco trimestre anterior, quando a produção foi interrompida por uma disputa trabalhista em sua fundição de Alma, em Quebec (Canadá).