Skip to content Skip to footer

Após 16 semanas de alta, mercado reduz projeção para IPCA em 2012

A estimativa do mercado para a inflação em 2012 caiu pela primeira vez após 16 semanas de altas consecutivas. O relatório Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira, mostrou que a mediana das projeções de cerca de cem instituições para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano cedeu de 5,45% para 5,44%.

Para 2013, a mediana estacionou em 5,4% e, em 12 meses, a mediana das projeções recuou pela oitava semana consecutiva, de 5,4% para 5,37%.

Para a Selic, os analistas mantiveram a aposta de que a taxa básica de juros seguirá nos atuais 7,25% até o final do ano, mas voltaram a reduzir – pela segunda semana consecutiva – as projeções para 2013.

As mediana das projeções para a Selic até o final do próximo ano cedeu de 7,75% para 7,63%.

Indústria em baixa

Analistas do mercado financeiro têm expectativa cada vez mais negativa sobre a produção industrial brasileira, mas nem por isso têm revisado suas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

O Focus mostra hoje que a mediana das projeções para a produção industrial em 2012 foi de contração de 2,10% para queda de 2,31%. Foi a sexta revisão negativa consecutiva nessa estimativa. Ao mesmo tempo, a mediana para o PIB se manteve em expansão de 1,54% pela terceira semana seguida.

Na quinta-feira passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial caiu 1% em setembro, ante agosto, mais que a queda média de 0,7% esperada pelo mercado, segundo apurou o Valor Data. Além disso, o recuo foi generalizado entre os setores (em 16 de 27 deles), surpreendendo quem acreditava numa queda mais concentrada em automóveis.

Para 2013, o mercado manteve tanto a estimativa da produção industrial – alta de 4,15% – quanto a do PIB, de expansão de 4%.

Fonte: Valor Econômico
 Sobre a Decafer (www.decafer.com.br): há 26 anos no mercado, a Decafer é uma empresa de decapagem química com sede em São Paulo capital e planta industrial moldada para atender ao setor metalúrgico de todo o país. Guiada por altos padrões de qualidade e tecnologia, a Decafer desenvolveu métodos únicos no Brasil para a decapagem de tubulações e atuação especializada em decapagem de chapas e aço em geral.

Subscribe for the updates!